Primeiro lançamento aéreo de carga


Em 29 de dezembro de 1992, pela primeira vez um Lockheed C-130 Hercules da Força Aérea Brasileira efetuou lançamento de carga para o abastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz. Depois disso, essas missões passaram a ser realizadas em todos os invernos (três a quatro por ano– época em que a EACF fica inacessível por conta do congelamento do mar na região. 

Realizados a partir do aeródromo Marsh, vizinho à EACF, os voos carregam alimentos perecíveis, sobressalentes e todo tipo de material necessário na base (https://www.marinha.mil.br/secirm/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/brasil_na_antartica.pdf, p. 71). Segundo consta, durante muitos anos até 2016 o Programa Antártico Brasileiro foi o único a realizar esse tipo de operação de forma rotineira no inverno antártico *.

As fotos abaixo são ilustrativas dos procedimentos na Antártida, mas não são do primeiro lançamento.





No vídeo abaixo, o procedimento de lançamento de carga é mostrado a partir de 12min45s:





* Em 2016, a Royal Australian Air Force começou a utilizar o Boeing C-17A Globemaster III para reabastecer a estação Casey, a partir de Hobart, na Tasmânia. No ano seguinte, o alcance foi estendido até a base Davis, por meio de reabastecimento em voo. Ao contrário do que ocorre nas missões brasileiras, as operações australianas são voos diretos de milhares de quilômetros:



Comentários

Postagens mais visitadas