Navio de Apoio Oceanográfico Barão de Teffé (H 42)


Batizado como "Thala Dan" e lançado ao mar na Dinamarca em 1957, pelos estaleiros Aalborg, o navio foi operado pelo armador dinamarquês J. Lauritzen A/S para o programa antártico australiano, juntamente com seus "irmãos" Kista Dan, Magga Dan e Nella Dan. Esses quatro vasos são conhecidos como dan ships na Austrália e constituem uma página importante da história desse país na Antártida.

Depois de atender as bases australianas entre 1957 a 1982 como meio de transporte de carga e passageiros, o Thala Dan foi adquirido pela Marinha do Brasil e rebatizado como Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Barão de Teffé (H 42). Na companhia do navio Prof. W. Besnard, da USP, participou da primeira expedição brasileira ao continente austral (Operação Antártica I, 1982-83), quando ocorreu o reconhecimento do local onde seria instalada a estação brasileira, no ano seguinte. Chegou à ilha Rei Jorge em 05 de janeiro de 1983, e, a partir de seu convoo, o helicóptero Wasp N-7041 tornou-se o primeiro helicóptero da MB a pousar no continente antártico.

Também participou das Operantar II a XII, tendo sido substituído pelo NApOc Ary Rongel (H 44) a partir de 1994. Continuou a serviço da MB até 2002, na função de navio faroleiro. Tinha 82m de comprimento, deslocava 5.500t e seu casco era classificado pelo Lloyds como A1 Ice Class 1.



Fontes:


http://www.antarctica.gov.au/about-antarctica/history/transportation/shipping/lauritzen e 

http://www.naval.com.br/ngb/B/B015/B015.htm


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas