Lockheed C-130 Hercules




O único campo de pouso da ilha Rei Jorge, onde se localiza a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), é aeródromo Marsch, que faz parte da base chilena Freia maior da região. Ali aconteceu primeiro pouso de um Hercules da Força Aérea Brasileira (FAB) na Antártida, em 23 de agosto de 1983 (ver aqui). De lá para cá, a FAB utilizou centenas de vezes a pista de 1.319m de extensão, que tem fundamental importância para a logística das estações próximas em 2013, por exemplo, foram 24 operações, com 800 passageiros transportadosEm números de 2007, a PETROBRAS provia anualmente 1.200.000 litros de querosene de aviação QAV-1 para os Hercules da FAB destinados à Operação Antártica (ver aqui). 

O Esquadrão Gordo (1º/1º GT), da Base Aérea do Galeão, realiza em torno de dez voos anuais de C-130, em uma rota que passa por Pelotas (RS) e Punta Arenas (Chile). Os voos feitos durante a temporada de verão (6 a 7 voos anuais) são voltados para o transporte de pessoal, especialmente científico, que é transferido de Frei para a EACF de helicóptero ou de navio não há acesso por terra. Porém, durante o inverno (de abril a outubro), o mar congela e as condições meteorológicas inibem o fluxo de pessoasOs voos de inverno são utilizados para o lançamento de cargas por pára-quedas.


No vídeo acima aparece o procedimento de lançamento de carga a partir de 12min45s


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FONTE PRINCIPAL: 



Contribución del Aeródromo Chileno Teniente Marsh a las Actividades Antárticas de los Administradores de Programas Antárticos Latinoamericanos (APAL), durante el  año 2013. Documento DI 20, apresentado à XXV Reunión de Administradores de Programas Antárticos Latinoamericanos, realizada em Buenos Aires, em 2014 –disponível em http://www.rapal.org.ar/DOCS/INDEX.HTM.


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